Campeão da Libertadores

1999 foi o ano em que finalmente o Palmeiras conseguiu conquistar o torneio mais importante da América.

Em 1998 o Palmeiras conquistou dois importantes títulos: a 1º edição da Copa Mercosul, torneio que envolvia os principais times da américa, porém sem a mesma tradição e importância da Libertadores; e a primeira conquista da tradicional Copa do Brasil, conquista essa que permitiu a disputa da Libertadores da América do ano seguinte.

Para a temporada de 1999 o Palmeiras manteve a base do ano anterior, que contava com a seguinte formação: Velloso; Arce, Júnior Baiano, Cléber e Júnior; Galeano, Rogério, Alex e Zinho; Paulo Nunes e Oséas.

Porém algumas alterações para a disputa da Libertadores da América se fizeram necessárias, César Sampaio retornando ao clube, entrou no time titular, Velloso que se machucou durante o torneio, cedeu lugar ao promissor goleiro Marcos. Outra alteração realizada durante o torneio foi a entrada Roque junior no lugar do experiente Cléber. Dessa forma o time base dessa histórica conquista foi: Marcos; Arce, Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Rogério, Alex e Zinho; Paulo Nunes e Oséas.

Para chegar ao título o Palmeiras terminou a fase de grupos em segundo lugar, nas oitavas eliminou o Vasco da Gama (1x1 e 4x2), nas quartas passou nos pênaltis pelo maior rival, o Corinthians (2x0, 0x2 e nos pênaltis 4x2), nas semi-finais o derrotado foi o River Plate-ARG (0x1 e 3x0) e nas finais nova decisão por pênaltis, agora contra o Deportivo Cali-COL (0x1, 2x1 e nos pênaltis 4x3).

Foto do goleiro Marcos

Surgia São Marcos do Palestra Itália.

Dessa equipe vale destacar a presença dos laterais Arce e Júnior, do talentoso meia Alex, e do principal jogador do torneio o goleiro Marcos, que ganhou o prêmio de melhor jogador da competição e o apelido de "São Marcos".

Sem dúvida Marcos brilhou nessa competição, sendo responsável direto pela conquista, Marcos "roubou" definitivamente a posição de Velloso que mais tarde seria negociado, pois daquele momento em diante ninguém mais seria capaz de tirar Marcos do gol palmeirense.

Foto de César Sampaio

César Sampaio erguendo troféu após conquista inédita.

Foto de Felipão

O inexquecível Felipão comemorando com a Taça.

Foto do meia Alex

O craque Alex, um dos protagonístas da conquista.

Foto de Cleber ao lado de Arce

Cléber e Arce, vibrando juntos.

Desenvolvido por Douglas Monte Rodrigues

[XHTML 1.0][CSS]

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site