De Palestra à Palmeiras

Em 1942 a Segunda Guerra Mundial estava em andamento na Europa, e os acontecimentos já refletiam na polítca interna do Brasil. A Itália fazia parte do Eixo e o Brasil se associava ao bloco dos Aliados transformando os dois países em nações inimigas durante todo o desenrolar da guerra.

Novo símboloNovo escudo

À esq. o novo símbolo e à direita o novo escudo, exclui-se então a palavra Itália

As autoridades do Brasil decidiram então ordenar a mudança do nome do Palestra Itália para que se excluísse a palavra Itália. Em abril de 1942, adota-se o nome de Sociedade Esportiva Palestra de São Paulo.

Porém, acreditavam erradamente que a palavra grega Palestra era de origem italiana e isso fez com que as autoridades obrigassem uma nova alteração no nome do clube e uma mudança geral na diretoria, saindo então todos os italianos de nascimento, sendo substituídos por brasileiros natos.

Atual símbolo

O símbolo criado depois da mudança do nome para Palmeiras

O novo nome foi escolhido por sugestão de Mário Minervino em uma assembléia realizada em 20 de setembro de 1942, surge então a Sociedade Esportiva Palmeiras.

O nome escolhido era em homenagem a antiga AA Palmeiras, clube que tinha estreitos laços de amizade com o Palestra desde sua origem.

O uniforme também foi mudado para verde e branco - "o verde da esperança e o branco da paz" - , antes o uniforme carregava as cores da bandeira italiana.

A estréia do novo nome e uniforme ocorreu logo em uma partida da final do Campeonato Paulista, partida cujo o Palmeiras venceu o São Paulo e se consagrou mais uma vez Campeão Paulista de Futebol.

Foto do time campeão de 1942

Visualizar foto dos jogadores que conquistaram
o título paulista de 1942

Desenvolvido por Douglas Monte Rodrigues

[XHTML 1.0][CSS]

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site