Ataque dos 100 gols

Na verdade não foram 100, mais sim 102 gols na campanha do Campeonato Paulista de 1996, dando uma média de incríveis 3,4 gols por partida. Essa foi a melhor campanha do futebol brasileiro desde que foi implantado o profissionalismo, em 1933.

O Palmeiras possuía uma das melhores equipes já formadas no futebol brasileiro em toda história, a equipe base dessa conquista tinha a seguinte formação: Velloso; Cafu, Sandro, Cléber e Júnior; Galeano, Amaral, Rivaldo e Djalminha; Müller e Luizão.

Foto do meia Djalminha

O craque Djalminha, maestro da máquina verde de 1996.

Para se ter idéia do poder dessa equipe, vale lembrar que a maior parte desses jogadores tiveram importantes passagem pela Seleção brasileira, o lateral-direito Cafú, por exemplo, foi o capitão do pentacampeonato brasileiro na Copa de 2002, tendo ainda participado das duas Copas do Mundo anteriores (1994 e 1998). O lateral-esquerdo Júnior e o centro-avante Luizão foram reservas respectivamente de Roberto Carlos e Ronaldo na Copa do Mundo de 2002. Rivaldo que chegou a ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo em 1999 pela FIFA, foi destaque da Seleção vice-campeã do mundo em 1998 e da campeã de 2002. Djalminha, o jogador mais técnico do time do Palmeiras de 1996, só não participou de nenhuma Copa do Mundo devido seu temperamento polêmico, fato que para maioria dos que admiram um futebol bonito foi uma das maiores injustiças cometidas para com um jogador de futebol.

O Campeonato Paulista de 1996 a princípio não deveria ser por pontos corridos, no entanto uma campanha tão superior como a do Palmeiras naquela competição mudaria essa situação.

Tudo ocorreu devido ao regulamento que prêvia um campeonato divididos em dois turnos onde o campeão e vice de cada turno fariam as semi-finais, no entanto, o mesmo regulamento prêvia que se a mesma equipe que ganhara o primeiro turno vencesse também o segundo turno, já se consagraria o campeão sem a necessidadde das finais.

Possuíndo uma equipe nitidamente superior as demais o Palmeiras conquistou ambos os turnos com larga vantagem. O primeiro turno o Palmeiras venceu 14 dos 15 jogos disputados, obtendo apenas 1 empate. No segundo turno a equipe do Palmeiras venceu 13 partidas, empatou 1 e perdeu sua única partida do torneio por 0x1 para o Guarani. Somando-se os dois turnos o Palmeiras atingiu 83 dos 90 pontos disputados, enquanto que o São Paulo vice-campeão atingiu a inexpressiva marca de 53 pontos conquistados. Com a conquista dos dois turnos o Palmeiras acabou transformando aquele campeonato em pontos corridos.

Vale lembrar algumas façanhas daquela equipe durante o torneio como as goleadas de 6 a 1 sobre a Ferroviária, 7 a 1 no Novorizontino, 8 a 0 diante do Botafogo e o impressionante 6 a 0 sobre o Santos em plena Vila Belmiro.

Sem dúvida essa equipe ficou marcado na história da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Desenvolvido por Douglas Monte Rodrigues

[XHTML 1.0][CSS]

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site